BLOG

A Mobili Portale está sempre atenta para trazer as últimas novidades e
tecnologias
para os seus móveis planejados!

Nós entramos em contato com você!

    Plantas: Como aplicá-las na decoração?

    Aprenda como utilizar plantas na decoração da sua casa e quais espécies usar em cada ambiente.

    Utilizar flores na decoração, é sempre uma boa opção para deixar sua casa mais aconchegante e charmosa. Para te auxiliar, vamos compartilhar algumas dicas para utilizar plantas da melhor forma dentro dos diversos cantinhos do seu lar.

    Plantas: um estilo para aderir na decoração!

    sala-plantas-decoração
    Sala de estar com plantas. Imagem: Freepik

    Há milhares de anos, as plantas são utilizadas como objetos de decoração, porém, atualmente, devido a falta do contato com a natureza dentro das grandes cidades, cultivar plantas se tornou uma terapia, além de ser uma grande tendência dentro do mundo do design de interiores. O conceito “urban jungle”, que corresponde a introduzir plantas e elementos da natureza nos ambientes internos, está crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

    Já sabemos que cultivar plantas é uma tendência e possui muitos benefícios, entretanto, na hora de escolher quais plantas utilizar é normal ter algumas dúvidas: no chão ou suspensas? Maiores ou menores? Que tipo de planta é adequada para cada ambiente da casa?

    Caso você tenha uma varanda, aposte em plantas que gostam de sol, porém se você tiver pouco espaço ao ar livre, aposte em espécies de meia-sombra e as coloque perto de janelas ou vidros.

    Para quem ainda não tem tanta experiência com flores, uma ótima opção é utilizar suculentas para compor a decoração. E para quem mora em locais menores, apostar em jardins verticais é uma excelente solução para que as plantas não ocupem muito espaço.

    Plantas na decoração com Móveis Planejados

    Na hora de planejar os móveis da sua casa, é importante pensar nos espaços que você vai colocar suas plantinhas. Os móveis planejados/sob medida permitem criar espaços personalizados, além de deixar os móveis e as plantas em harmonia com a casa, sem deixa-la parecendo uma selva!

    cozinha-plantas-decoração
    Cozinha com prateleiras e estruturas para plantas. Imagem: Bartz

    Estantes

    Utilizar plantas nas estantes é uma opção superelegante e criativa para decorar sua sala! Aposte em espécies maiores, como a samambaia, zamioculcas, ou costela de adão, que são vistosas e preenchem o ambiente.

    As estruturas metálicas, que estão super em alta, são ótimas para fazer estantes e colocar diversos tipos de flores.

    estruturas-metalicas-plantas
    Foto: Esdras Guimarães/CASACOR

    Uma estante planejada, permite alinhar suas plantas com o ambiente, utilizando cada espaço da melhor forma.

    Prateleiras

    Como já citamos aqui, nesse post no nosso Instagram, as prateleiras são grandes aliadas na hora de compor o décor. Com as prateleiras, você tem a possibilidade de criar um incrível jardim vertical, além de que uma prateleira com plantas pode ser usada em diferentes ambientes da casa como sala, quarto, varanda, cozinha e até mesmo no banheiro.

    prateleiras-plantas
    As plantas com caimento ficam perfeitas na decoração de prateleiras.

    Entretanto, pense em qual local a prateleira será colocada, pois isso influencia na escolha de material e tamanho. A prateleira do banheiro e cozinha, por exemplo, costuma ser menor que a prateleira para colocar plantas da varanda ou sala. A altura que ela será instalada também é importante, pois deve-se pensar na facilidade de manutenção. Outro fator importante é escolher plantas que não precisam ser regadas com tanta frequência, pois o excesso de água pode danificar a prateleira, seja de madeira ou de metal.

    Nichos

    Os nichos podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos e cores, e em diversos tipos de materiais. Considerados como um tipo de prateleira, eles dão um toque versátil a qualquer lugar, além de serem uma ótima opção para ocupar os espaços da parede.

    nichos-plantas
    Você também pode combinar as plantas com outros objetos de decoração. Foto: Pinterest

    Alocar as plantas em nichos, traz um novo ar para qualquer ambiente da casa. Você pode usar plantas em vasos como suculentas, bem como plantas pendentes. Só cuidado para não exagerar na composição e deixar o ambiente poluído! Com um projeto de móveis planejados, é possível fazer belas composições de nichos com diferentes cores e formatos para colocar suas flores.

    Leia também: Azul Petróleo: Tendência nos Móveis Planejados

    Como utilizar as plantas em cada ambiente da sua casa?

    Agora, uma dúvida que surge com frequência é qual tipo de planta utilizar em cada ambiente da casa, isso porque, cada lugar tem seu tipo de iluminação, umidade e até função do lugar, o que pode interferir na espécie que você vai utilizar. Cada espaço comporta um tipo de planta. Confira:

    Sala ou Sala de estar

    Na sala, apenas um vazo já é capaz de mudar todo o ambiente, deixando–o muito mais aconchegante e acolhedor! Por ser um local que normalmente possui bastante iluminação, a sala é um lugar que permite colocar uma diversidade maior de plantas. Se a sua sala possui bastante luz natural, aposte em espécies que se adaptam bem nesse meio.

    sala-com-plantas
    Foto: Pinterest

    Algumas opções de plantas para a sala são: Orquídeas, Cacto, Suculentas, Dracena, Pleomele, Violetas, Antúrio, Lírio da Paz, Samambaia, Palmeira Areca, Palmeira Ráfis, Singônio, ou Costela de Adão.

    Cozinha

    Na cozinha, você pode plantar temperos como: alecrim, salsa, manjericão e orégano. Além de decorar o ambiente, os temperos podem ser utilizados na alimentação. Outras plantas que também podem ser utilizadas na cozinha são flores internas fáceis de cuidar como a Língua de Sogra, Seringueira, Planta de café ou as Violetas.

    cozinha-planejada-plantas
    Na cozinha, coloque as plantas entre os armários e outros utensílios de cozinha. Foto: Pinterest..

    Banheiro

    No banheiro, há muita umidade e muitas vezes o ambiente não tem janela e nem recebe luz natural. Por isso, a decoração do banheiro deve ser com plantas que sobrevivam a esse espaço. É importante observar se o local tem ou não ventilação e luz natural. A umidade e presença de vapores também devem ser analisadas para definir quais plantas serão utilizadas. O indicado é instalar as plantas o mais próximo possível da janela e longe do box do chuveiro.

    Foto: Pinterest

    Algumas espécies que se adaptam melhor nos banheiros são: Aloe Vera, Chifre-de-veado, Espada-de-São-Jorge, Jiboia, Lírio da paz ou Eucaliptos.

    Dormitório

    Existe um mito de que as plantas ‘’sugam’ o oxigênio do quarto durante a noite. Porém isso não passa de um mito, pois apesar das plantas consumirem oxigênio e liberarem gás carbônico a noite, é uma quantidade muuuito pequena e que não afeta em nada na nossa saúde, muito pelo contrário: as plantas trazem inúmeros benefícios para o sono, perfumando o ambiente e purificando as impurezas do ar, eliminando as possíveis toxinas que possam existir por conta da poluição da cidade, móveis e etc.

    Algumas espécies de plantas para utilizar no dormitório são: Alclorofito, Lírio da Paz, Babosa, Lavanda e Clorofito.

    A plantas podem deixar seu quarto mais tranquilo. Foto: Pinterest.

    Gostou das nossas dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para mais conteúdos como esse!

    Deixe sua casa do jeito que sempre sonhou, faça seu projeto de móveis sob medida com a Mobili Portale! É só entrar em contato conosco e solicitar seu orçamento.

    Azul Petróleo: Tendência nos Móveis Planejados

    Você tem vontade de ousar no design da sua casa, sem perder a sofisticação, e não sabe o que fazer? Utilizar a cor Azul Petróleo no projeto dos seus móveis planejados pode ser uma boa alternativa!

    Nesse artigo, nós lhe convidamos a conhecer mais e a se inspirar com essa cor que é pura elegância, originalidade e está conquistando cada vez mais lares no mundo todo!

    Azul Petróleo: Tendência que veio para ficar!

    O azul petróleo é uma cor com um tom fechado, meio esverdeado, que remete a tonalidades do fundo do mar e pode ser utilizada de diversas maneiras na composição de qualquer ambiente. 

    Apesar de ainda não ser a cor mais lembrada por muitos na hora de compor a decoração, o azul petróleo está super em alta e pode fazer toda a diferença na hora de criar o design do seu lar.

    Hoje, é uma das cores do momento e atualmente faz muito sucesso no mundo do design de interiores, sendo cada vez mais comum ver designers e arquitetos criando projetos com esse tom. Por estar super na moda, pode ser aplicado de diversos jeitos, desde uma forma mais discreta como em pequenos objetos, como também de formas mais ousadas como paredes, armários e mesas.

    Móveis sob medida

    Agora, vamos ao assunto que interessa! A Guararapes, parceira da Bartz e da Mobili Portale, lançou em 2020 a cor Azul Petróleo.

    Imagem site Bartz

    Nos móveis, essa cor é versátil e pode ser utilizada em diversos ambientes, sendo perfeita para a sala de estar, quarto e ambiente corporativo. Combinando com qualquer estilo decorativo, o Azul Petróleo chegou para transformar e dar mais autenticidade no mundo dos móveis panejados.

    Leia também: Estilos de decoração: como escolher qual mais combina com você

    Ficou curioso para ver como o Azul Petróleo compõe na decoração? Confira a seguir algumas inspirações dessa cor em diversos tipos de móveis e ambientes.

    1. Para transmitir elegância na sua cozinha, combine o azul petróleo com cores neutras, como o cinza.

    Imagem divulgação Pinterest.

    2. Nesse rack, a combinação do Azul Petróleo com o Carvalho Mel ficou perfeita!

    Imagem Bartz Móveis Planejados

    3. Na cozinha do showroom da Mobili Portale, os armários em Azul Petróleo ficaram super elegantes, contrastando com as portas de vidro e a estrutura metálica no teto.

    Imagem Mobili Portale

    4. Nesta cozinha, os armários em Azul Petróleo combinam muito bem com o restante dos detalhes em branco. A cor branca deixa o ambiente mais iluminado e clean, sendo um clássico da decoração e a combinação perfeita para o azul.

    Imagem divulgação Pinterest.

    5. Nesse quarto infantil, o azul petróleo combina muito bem com cores mais claras e neutras.

    Imagem divulgação Pinterest.

    6. Nessa cozinha, o azul petróleo prevalece na maioria dos armários. A cor amadeirada do nicho traz um contraste para o ambiente.

    Imagem divulgação Pinterest.

    7. O Azul Petróleo também pode aparecer nos móveis planejados de forma mais discreta no projeto, como nessa cozinha. Utilizar a cor dessa forma é uma boa opção para não pesar tanto o ambiente.

    Imagem divulgação Pinterest.

    8. No escritório, uma boa opção é usar o azul petróleo em apenas alguns nichos, como foi feito nesse projeto.

    Imagem divulgação Pinterest.

    Como você pode perceber, o Azul Petróleo é uma cor muito elegante, além de ser uma ótima opção para quem deseja inovar. Quando o assunto é móveis planejados, esse tom combina na composição de qualquer ambiente e fica bonito com qualquer tipo de móvel.

    Se você pretende utilizar essa cor no seu projeto de móveis planejados conte com a Mobili Portale, uma loja séria de móveis sob medida que já está a 11 anos no mercado e conta com profissionais da área que vão te auxiliar para que o resultado do seu projeto fique como o desejado.

    Você também pode se interessar: 6 Motivos para Fazer seu Ambiente Sob Medida

    Gostou da cor Azul Petróleo e gostaria de implantar nos móveis planejados de algum ambiente da sua casa? Entre em contato conosco e solicite um orçamento de móveis sob medida. Estamos ansiosos para te ajudar!

    Conheça esse estilo de decoração que se tornou uma super tendência nos últimos anos!

    Você conhece ou já ouviu falar sobre o minimalismo? O estilo minimalista é uma tendência no mundo do design, da decoração, e hoje é adepto de muitos como um estilo de vida!

    No minimalismo a regra é simples: menos é mais! Ou seja, esse estilo busca sempre eliminar os excessos, sendo sempre funcional e sem grandes exageros. Na decoração, esse estilo propõe ambientes claros e funcionais, com paredes claras ou em tons pastéis, para que os poucos elementos que estejam no lugar possam se destacar.

    Quer saber mais dicas de como compor a decoração de interiores com o estilo minimalista? Continue lendo o conteúdo que preparamos para você!

    Imagem divulgação Pinterest. Sala Minimalista

    No minimalismo, as superfícies lisas e polidas buscam trazer leveza ao ambiente e se possível, a presença de luz natural deve ser utilizada com janelas amplas.

    Os móveis planejados permitem utilizar de forma correta todos os elementos que compõe uma decoração minimalista, trazendo um resultado satisfatório.

    Motivos para apostar na decoração minimalista

    1. Qualidade

    Na decoração minimalista, prioriza-se a qualidade ao invés da quantidade. Se opondo ao consumismo, o minimalismo propõe que ao invés de possuir vários móveis de baixa qualidade, que serão trocados com frequência pelo uso, opte-se por ter pouca mobília, mas que seja de alta qualidade, maior duração e com mais resistência ao tempo.

    Leia também: Alerta de tendência: Painel Ripado

    2. Sustentabilidade

    Como mencionando anteriormente, o minimalismo é contra desperdícios e prioriza apenas o uso de elementos funcionais e essenciais. O estilo minimalista é uma vertente do consumo consciente, aliado a crescente preocupação da sociedade em cuidar do meio ambiente. Ou seja, aderindo no seu lar um estilo de vida mais minimalista, você acaba contribuindo com um mundo mais sustentável.

    3. Facilidade de Limpeza e Manutenção

    Da mesma forma que o minimalismo propõe que você tenha menos utensílios em casa, automaticamente a limpeza da mesma se tornará muito mais fácil! Com menos móveis e objetos na decoração, a manutenção e os cuidados com os móveis são muito mais simples e práticos.

    Você também pode se interessar: 6 Motivos para Fazer seu Ambiente Sob Medida

    Como usar o minimalismo na decoração

    Dormitório

    Se você quer decorar seu quarto com o conceito minimalista, dê preferência as tonalidades básicas e naturais. Outro ponto importante é a organização: guarde tudo que estiver em excesso, e para ajudar na hora da arrumação, tenha poucos objetos, que além de deixar o ambiente mais clean, vão aumentar a sensação de amplitude e tranquilidade no seu quarto. 

    Imagem divulgação Pinterest. Quarto Minimalista com cores claras.
    Imagem divulgação Pinterest. A cor branca dá amplitude para seu quarto.
    Imagem divulgação Pinterest. Detalhes em madeira proporcionam aconchego para o quarto..

    Cozinha

    Em cozinhas minimalistas uma das principais características são as cores neutras no ambiente. Aposte em cores claras como o branco ou o marfim, tanto na parede, quanto nos móveis. Os acessórios e itens de decoração devem ser evitados.

    Imagem divulgação Pinterest. Poucos itens de decoração são o charme de uma cozinha minimalista.
    Imagem divulgação Pinterest. Utilizar cores claras faz toda a diferença no resultado final dos móveis.
    Imagem divulgação Pinterest. Detalhes em preto contrastam com o ambiente claro.

    Como você pôde ver, aderir ao estilo minimalista é uma ótima forma de decorar seu lar de forma autêntica e ainda por cima sustentável. Para obter o resultado desejado, é importante realizar um bom projeto de móveis planejados, visando que o resultado final fique dentro do conceito desejado.

    Conte com uma empresa séria para te auxiliar nesse processo. A Mobili Portale possui mais de 10 anos de experiência e conta com designers de interiores especializados, além de condições de pagamento exclusivas e os melhores fornecedores e profissionais para tornar o seu sonho realidade. Quer receber um orçamento? Entre em contato conosco!

    Tendência: Frentes Americanas/Provençais

    Você gosta de modernidade, porém não dispensa um toque clássico na decoração? Se a resposta for sim, o estilo provençal pode ser perfeito para você na hora de escolher o design dos seus móveis planejados.

    Confira essa matéria sobre esse estilo que está super em alta novamente!

    As cozinhas com frentes americanas são uma tendência mundial e estão voltando com tudo! As frentes americanas ou também conhecidas como provençais, misturam elementos românticos, sofisticados e clássicos e dão todo um charme em qualquer ambiente. Originalmente, esse estilo surgiu na cidade de Provença, no Sul da França, mas hoje já ganhou o mundo e está conquistando cada vez mais lares e admiradores.

    Imagem Bartz Móveis Planejados – Projeto de cozinha planejada estilo clássico com frente americana.

    As cozinhas no estilo provençal trazem um ar clássico para o design de interiores, resultando em projetos e ambientes com muito charme e graciosidade.

    O design com frentes americanas é caracterizado pela moldura na frente dos móveis, em que as portas e gavetas possuem baixo relevo. Com espessura de 21mm, os móveis planejados com as frentes americanas ganham destaque, harmonizando delicadeza e imponência na decoração dos ambientes.

    Os detalhes entalhados nas portas e frentes de gavetas, dão muita elegância e requinte para os móveis.

    Imagem Bartz Móveis Planejados – Detalhe do baixo relevo em portas e gavetas.

    Esse estilo está muito presente em cozinhas, mas nada impede que ele seja levado para outros ambientes da casa, como banheiro, quarto e lavanderia sob medida.

    Leia também: Móveis Sob Medida em Madeira: Como Compor A Decoração

    Confira alguns modelos com frentes provençais para inspiração

    Imagem divulgação Pinterest. Cozinha no estilo proveneçal.
    Imagem divulgação Pinterest. Cozinha branca com frentes americanas.
    Imagem divulgação Pinterest. Cozinha no estilo provençal em Laca.
    Imagem divulgação Pinterest. As frentes provençais trazem elegância e aconchego para o ambiente.

    Como você pôde ver, as frentes americanas estão super em alta e são uma ótima opção na hora de escolher o design dos seus móveis planejados. O estilo provençal também pode ser combinado com outros estilos de decoração e ambientes.

    Conte com uma empresa séria para te auxiliar nesse processo de criação e composição de móveis sob medida em madeira. A Mobili Portale possui mais de 10 anos de experiência nessa área, conta com condições de pagamento exclusivas, trabalha com os melhores fornecedores e profissionais para tornar o seu sonho realidade. Quer receber um orçamento? Entre em contato conosco!

    TOP