BLOG

A Mobili Portale está sempre atenta para trazer as últimas novidades e
tecnologias
para os seus móveis planejados!

Nós entramos em contato com você!

    Conheça este material super versátil e peça fundamental para proporcionar conforto e aconchego para sua casa.

    A madeira é utilizada há séculos como matéria prima de móveis sob medida e itens decorativos. Afinal de contas, este material era encontrado em abundância na natureza e realizar a sua manutenção é fácil. Com o tempo, muitas coisas mudaram, mas até hoje a madeira é fundamental para compor a decoração, seja de casas, apartamentos ou escritórios comerciais.

    Alguns dos motivos para isso são a resistência e durabilidade que a madeira oferece. Além disso, ambientes que têm madeira na decoração transmitem um mix de sofisticação e pegada campestre, visto que o material está muito relacionado com o estilo rústico. Mas ela pode e deve ser utilizada em qualquer ambiente e integrar qualquer estilo, devido a sua versatilidade, que proporciona harmonia, elegância e aconchego.

    Quer saber como compor a decoração de interiores com móveis de madeira? Continue lendo o conteúdo que preparamos para você!

    Motivos para apostar na decoração com madeira

    Se as qualidades da madeira, já mencionadas, ainda não convenceram você, resolvemos listar 5 motivos para te ajudar na escolha da decoração com madeira.

    1. Resistência

    Um fator extremamente importante, e que nos leva a indicar móveis de madeira, é a sua resistência. Peças em madeira são as melhores opções de decoração para o ambiente pois são de qualidade e altamente resistentes. Ou seja, quando bem cuidadas, poderão durar para a vida toda. 

    Leia também: Alerta de tendência: Painel Ripado

    2. Sustentabilidade

    Um dos temas mais debatidos na atualidade, é a sustentabilidade e o cuidado com a preservação do meio ambiente. E se você, assim como a Mobili Portale, se preocupa com essa questão, busque por empresas de móveis sob medida sérias. Que trabalhem apenas com madeiras especialmente selecionadas, retiradas exclusivamente de árvores de replantio.

    Isso significa que a madeira utilizada em seus móveis não causa nenhum dano ao meio ambiente, ou desmatamento. Uma garantia de qualidade e compromisso com um mundo mais sustentável.

    3. Personalização

    Os móveis sob medida feitos com madeira ainda possibilitam a personalização das peças conforme o seu gosto, estilo e decoração. Armários, prateleiras, rack, mesa, cadeira e muitos outros itens do mobiliário podem ser feitos a partir dessa matéria prima. E o melhor de tudo: poder aproveitar todos os cantinhos da sua casa da melhor maneira possível.

    4. Facilidade na manutenção

    A manutenção e os cuidados com os móveis de madeira também são muito simples e práticos. Para a limpeza, utilize apenas pano úmido ou uma mistura com sabão neutro é suficiente, ele não deve ser encharcado. Além disso, todo o material é tratado para evitar cupins e deterioração. Mas é importante ressaltar que deve ser evitada a exposição prolongada à luz do sol. Isso pode causar rachaduras ou manchas na madeira devido ao calor excessivo.

    Você também pode se interessar: 6 Motivos para Fazer seu Ambiente Sob Medida

    5. Variedade de opções

    Atualmente existem diversos tipos de madeira no mercado, mas cada uma é recomendada para um tipo específico de móvel de acordo com as suas características. Afinal, para armários de cozinha e banheiro o material deve ser resistente à umidade. Já para uma cadeira, a matéria prima deve ser resistente e fácil de manusear. Conheça os principais tipos de madeiras utilizadas na fabricação de móveis. 

    O MDP (Medium Density Particleboard, na sigla em inglês, ou em português Painel de Partícula de Média Densidade) é formado por três camadas: uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies externas. Essa composição torna o material mais robusto e bem estruturado, pronto para receber maior carga de peso comparado ao MDF (apesar deste ser mais leve). O MDF (Medium Density Fiberboard, em português, Painel de Fibra de Densidade Média) utiliza fibras de madeira e resina sintética. Além disso, aceita cortes em diferentes direções, permitindo mais liberdade para o design do móvel. A aplicação de revestimentos, a criação de peças arredondadas e acabamentos sofisticados são destaques na estética dessa matéria-prima.

    Já o Mogno possui uma coloração castanho-avermelhada, tem alta resistência e durabilidade, podendo ser usada para cadeiras, cômodas, mesas e estantes. Resistente à umidade e a ação dos cupins, a madeira de cumaru é uma ótima opção para estantes, cristaleiras e racks no estilo rústico.

    As madeiras de pinus e pinho são de reflorestamento, ambas são ecologicamente corretas e uma alternativa moderna para o uso em prateleiras, estantes e racks proporcionando maior durabilidade.

    A madeira de demolição tem ganhado cada vez mais espaço e conquistado o gosto dos brasileiros. Móveis no estilo rústico e provençal podem ser feitos com esse material, que passa por um tratamento industrial antes de ser utilizado novamente. Indicado, principalmente, para aparadores, banquinhos, mesa de centro ou buffet.

    Como usar móveis de madeira para compor a decoração?

    Apesar de ser muito associada ao estilo rústico, a madeira pode estar presente nos mais diversos espaços, indo da simplicidade à sofisticação. Seu uso na decoração é sinônimo de aconchego, sendo uma ótima opção para aquecer esteticamente o ambiente, além de ser um material isolante térmico e acústico natural.

    Imagem divulgação Pinterest. Cozinha com móveis em madeira que remetem ao estilo rústico.
    Imagem divulgação Pinterest. Escritório com móveis sob medida em madeira com referências ao estilo industrial.
    Imagem divulgação Pinterest. Sala de estar com painel ripado em madeira.
    Imagem divulgação Pinterest. Quarto com detalhes em madeira proporcionam mais equilíbrio e aconchego para o ambiente.

    Como você pôde ver, os móveis em madeira continuam sendo uma ótima opção para compor o mobiliário. Além das vantagens mencionadas acima, a madeira pode ser facilmente combinada com diversos estilos de decoração e ambientes.

    Conte com uma empresa séria para te auxiliar nesse processo de criação e composição de móveis sob medida em madeira. A Mobili Portale possui mais de 10 anos de experiência nessa área, conta com condições de pagamento exclusivas, trabalha com os melhores fornecedores e profissionais para tornar o seu sonho realidade. Quer receber um orçamento? Entre em contato conosco!

    Se você vai morar ou está pensando em reformar seu apartamento, confira essas dicas para acertar nos móveis e otimizar o espaço.

    Conquistar a independência financeira e seu próprio espaço é o sonho de muitos. Morar em apartamento tem se tornado muito comum para pessoas solteiras ou jovens casais. Por ser uma opção mais viável financeiramente, prática e oferecer benefícios, como áreas de lazer, academia e piscina..

    Entretanto, mobiliar e decorar os ambientes pode ser frustrante, devido ao espaço limitado que apartamentos pequenos têm. Mas não se preocupe! A Mobili Portale reuniu dicas infalíveis e inspirações lindas para você acertar nos móveis e aproveitar ao máximo cada cantinho disponível. Continue lendo.

    Elimine excessos

    Antes mesmo de escolher os móveis é necessário fazer “uma limpa”. Filtre os itens de decoração e objetos importantes que devem ficar no apartamento e se desfaça dos excessos. Assim, você pode planejar melhor os ambientes de acordo com os bens que você tem.

    Revestimentos e pisos

    Outra dica muito importante é optar por pisos e pinturas com tons claros, que potencializam a sensação de amplitude dos ambientes. Assim, você pode investir em móveis e objetos mais coloridos, se esse for o caso, sem exagerar na decoração. Muita informação em um espaço pequeno é considerado too much.

    Estampas, tapetes e móveis devem ter uma padronagem geométrica, principalmente, com linhas retas que ampliam o ambiente. Para a iluminação, invista nas tonalidades mais claras em diversos pontos.

    Móveis sob medida

    Agora, vamos ao que interessa. Como um bom projeto de móveis sob medida pode ampliar e deixar seu pequeno apartamento mais aconchegante? Vale lembrar que os móveis sob medida, são feitos justamente para otimizar e utilizar da melhor forma os ambientes, por isso, para aproveitar ao máximo o espaço do seu apê, apostar em um bom projeto é a melhor solução! A empresa responsável pelo mobiliário, deve fazer toda a metragem do espaço, conhecer seus gostos, preferências e necessidades. Cada projeto é único e personalizado para se adequar às especificidades de cada cliente. 

    Leia também: Estilos de decoração: como escolher qual mais combina com você

    Para te ajudar nesse processo de decisão, reunimos algumas dicas:

    Tire os móveis do chão

    Tudo o que você puder tirar do chão, tire. Você terá mais espaço no chão, melhorando a circulação entre os ambientes. Prateleiras, nichos, rack, televisão, bancadas e até mesmo as plantinhas podem ser fixadas na parede ou no teto.

    Móveis aéreos ou suspensos também proporcionam mais praticidade e segurança, pois são mais discretos e não atrapalham a circulação do cômodo, podendo, inclusive, serem posicionados acima de camas ou de escrivaninhas, por exemplo.

    Imagem divulgação Pinterest.

    Integre os ambientes

    Espaços bem integrados dão uma sensação de amplitude visual para o ambiente. Hoje em dia, a opção mais comum é a integração da cozinha com a sala de jantar, porém existem diversas possibilidades para integrar e otimizar o espaço como: cozinha e lavanderia, sala de estar e quarto, banheiro e quarto, dentre outros. Móveis sob medida são ideais para ambientes integrados, além de facilitar as tarefas do dia a dia, permitem a economia de um espaço valioso.

    Imagem divulgação Pinterest.

    Portas de correr

    Essa dica é válida tanto para as portas dos ambientes quanto para as dos móveis. Se você não tem muito espaço para circulação, a abertura dos móveis pode atrapalhar e causar acidentes. Além da estética, os sistemas deslizantes ajudam a valorizar e otimizar os espaços.

    Imagem divulgação Pinterest.

    Não se enrosque

    Puxadores pequenos, embutidos ou portas com fecho toque são os mais adequados para os móveis sob medida de um apartamento pequeno. Esse tipo de puxador não atrapalha a circulação e você não corre o risco de ficar enroscado nele, enroscar a roupa ou algum outro objeto.

    Imagem divulgação Pinterest.

    Mil e uma utilidades

    Quanto mais funções um mesmo móvel tiver melhor. Nesse caso, o sofá pode virar cama, a máquina de lavar pode ter uma bancada sobre ela para a organização das roupas, a cama pode ter um baú sob o colchão, entre outras possibilidades. A criatividade aqui não tem limite, tudo vai depender da configuração do seu espaço e do que você realmente precisa.

    Além disso, móveis com a opção retrátil ou dobrável são boas opções. Eles são práticos, versáteis e, o melhor de tudo é que quando não estão sendo usados podem ficar guardados sem ocupar espaço.

    Imagem divulgação Pinterest.

    Conhecendo essas dicas, converse com o projetista responsável pelo seu projeto e verifique a possibilidade de inserir esses pequenos, mas fundamentais detalhes no seu mobiliário, de modo a otimizar o espaço do seu apartamento e facilitar as tarefas do dia a dia.

    Você também pode se interessar: 6 Motivos para Fazer seu Ambiente Sob Medida

    Vamos tornar seu apartamento um lar aconchegante e espaçoso? Entre em contato conosco e solicite um orçamento de móveis sob medida. Estamos ansiosos para te ajudar!

    Alerta de tendência: Painel Ripado

    Queridinho dos arquitetos e designers de interiores, os painéis ripados vem ganhando cada vez mais destaque na decoração de ambientes. Isso porque esse revestimento é muito versátil e proporciona um toque moderno. Além disso, ele combina com diversos ambientes e tem diferentes finalidades. Se você está pensando em dar mais personalidade à sua casa, continue lendo para saber mais sobre as características e sugestões de uso dessa tendência!

    Mas afinal, o que é um painel ripado?

    O painel ripado é feito de ripas de madeira espaçadas e regulares, criando um efeito uniforme na superfície escolhida. É uma técnica utilizada na marcenaria para a produção de móveis sob medida, conforme o gosto e necessidade do cliente. Seus contornos ainda podem ser na vertical (para dar sensação de pé direito mais alto) ou horizontal (que proporciona uma sensação de amplitude).

    Qual madeira usar?

    O painel ripado pode ser feito com alguns tipos de madeira, são eles o MDF, compensado naval ou natural. Mas para garantir um acabamento perfeito, o material mais indicado é a madeira natural. Os demais tipos podem deixar ripas aparentes devido a sua qualidade inferior. 

    As ripas também podem ser feitas de poliestireno, material que não apodrece ou mofa, além de serem imune a pragas e formigas. Uma ótima opção, que também facilita a limpeza..

    Tons e acabamentos

    A diversidade de tons e acabamentos também é um ótimo motivo para a escolha dos ripados para montar um painel personalizado que se destaque em meio ao espaço. Além disso, não existe um único jeito de usar o painel, ele poderá ser completamente personalizado e adaptado para o seu ambiente e necessidades.

    Já o acabamento pode ser feito com selador fosco ou acetinado, que possui 40% de brilho. O uso do acabamento é importante para prolongar a vida útil do painel ripado de madeira, principalmente em áreas externas, onde ficará exposto às mudanças climáticas. 

    O desenho do ripado pode variar bastante. O que diferencia um do outro é a largura da ripa e a largura ou profundidade do friso. Se você optar por ripas mais finas, opte por uma madeira mais resistente, porque o painel pode trabalhar.

    Atenção: não é recomendado o uso de frisos muito finos e profundos, principalmente para áreas externas, eles podem acumular bichos e dificultar a limpeza. 

    Onde usar o painel ripado?

    Bom, agora que você já sabe o que é um painel ripado e suas características, é a hora de saber onde usá-lo. A grande vantagem desse revestimento é que ele pode ser aplicado em qualquer cômodo da casa, para diferentes funcionalidades. Confira algumas ideias! 

    Painel de TV

    Rack

    Divisor de ambientes

    Painel para espelho

    Revestimento de parede

    Cabeceira

    E de várias outras maneiras, basta usar a criatividade. O importante é o projeto ter o seu estilo, otimizar o espaço, decorar, contribuir para o fluxo do ambiente e trazer funcionalidade para os frequentadores.

    Como vimos neste post, o painel ripado pode ser usado para divisão de ambientes, ou compor cabeceiras e móveis. São capazes de transformar ambientes e se tornarem os protagonistas do espaço! Se você ficou interessado em fazer um painel ripado para o seu ambiente, entre em contato com a Mobili Portale, nós tiramos o seu sonho do papel!

    6 Motivos para Fazer seu Ambiente Sob Medida

    Se você tem sonhado com a cozinha perfeita, o quarto ideal, a sala super aconchegante… Saiba que agora tudo isso pode se tornar realidade! A Mobili Portale listou 6 motivos incríveis para ajudar você a optar por móveis sob medida no seu projeto, confira!

    1. Personalização

    Para que o projeto fique exatamente como você planejou, ele precisa, além de atender suas necessidades, combinar com seus gostos e estilo. Uma das vantagens de se optar por móveis sob medida é que você poderá escolher as cores, estilo, materiais e acabamentos, dando a sua cara ao projeto.

    E será isso que garantirá um resultado harmônico e equilibrado com a decoração. E não importa o que será escolhido: móveis mais horizontais, abertos com portas de vidro ou madeira. Em todo caso, o objetivo será encontrar a melhor maneira de deixar a aparência impecável e valorizar qualquer residência.

    Leia também: Estilos de decoração: como escolher qual mais combina com você

    2. Melhor aproveitamento do espaço 

    Não importa se você mora em casa ou apartamento, o planejamento do seu ambiente será pensado nos mínimos detalhes, levando em consideração maneiras para otimizar cada cantinho. Com um projeto bem elaborado, ambientes que antes pareciam minúsculos poderão ganhar mais funcionalidade e amplitude.

    3. Alta qualidade e durabilidade

    Outro benefício de se investir em móveis sob medida é a qualidade dos materiais. Diferentemente dos móveis convencionais, a qualidade dos materiais para móveis sob medida é muito superior, garantindo uma estrutura mais resistente e capaz de estender a vida útil das peças.

    Uma boa conversa com o seu projetista também irá ajudar a esclarecer quais são as melhores ferragens, tipos de madeiras e acabamentos que valem a pena investir para garantir um bom resultado final.

    4. Pouca manutenção

    A vantagem da contratação de uma empresa especializada em móveis sob medida, é que ela será responsável por toda a montagem dos móveis, poupando o seu tempo em busca de alguém para realizar este serviço. Além disso, a garantia desses produtos costuma ser maior e com o auxílio de um bom pós-vendas, tudo pode ser resolvido com muito mais rapidez e facilidade.

    5. Mais organização

    Para você, organização é uma prioridade? Pois saiba que esse é mais um benefício que os móveis sob medida podem te proporcionar. Isso porque eles permitem tirar proveito de cada cantinho dentro de cada ambiente. Por serem pensados nos mínimos detalhes, de acordo com as suas necessidades é possível economizar espaço e criar a composição perfeita para que tudo fique no seu devido lugar.

    6. Melhor custo benefício

    Com o orçamento você pode se preparar financeiramente para o pagamento do projeto, além de poder contar com a divisão das parcelas ou negociar um desconto para o pagamento à vista. E o melhor de tudo isso é saber que após a finalização, tudo estará conforme você sempre sonhou.

    Motivo extra: poder contar com uma empresa séria para te auxiliar nesse processo é imprescindível. A Mobili Portale possui mais de 10 anos de experiência nessa área, conta com condições de pagamento exclusivas, trabalha com os melhores fornecedores e profissionais para tornar o seu sonho realidade. Quer receber um orçamento? Entre em contato conosco!

    TOP